© 2015 Orquestra de Santa Catarina. Todos os direitos reservados​

  • Flickr - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Regência e Direção Artística

¨A maior glória de um homem é contribuir para a sociedade com aquilo que ele é mais capaz!¨

Maestro José Nilo Valle, diretor artístico e regente da Ossca

Catarinense de Nova Trento, José Nilo Valle é o Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. O maestro tem em seu currículo acadêmico de graduação no Brasil os diplomas de Bacharel em Composição e Regência de Orquestra e Ópera pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de Licenciatura Plena em Música e Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Premiado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Desporto de Santa Catarina e pela CAPES do Ministério da Educação e Cultura, desenvolveu estudos de pós-graduação, Mestrado (Master of Music) e Doutorado (Doctor of Musical Arts) na Universidade de Washington, Estados Unidos. Frequentou festivais e realizou cursos específicos de Regência e Composição com grandes mestres da música universal, participando como regente de dezenas de produções de ópera e balé no Brasil e no Exterior.

De volta ao Brasil, em 1992, aceitou o desafio oferecido pelo Governo do Estado para criar uma orquestra sinfônica, recebendo apoio da Fundação Catarinense de Cultura e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Desporto. Daí nasceu a OSSCA (Orquestra Sinfônica de Santa Catarina), sediada em sua origem no Centro Integrado de Cultura, Florianópolis, onde a orquestra estreou em 25 de novembro daquele ano.

Membro da Conductor's Guild International, Maestro Valle é também autor de grande número de obras musicais e ensaios técnicos e teóricos sobre música. A convite da American Biographical Institute (ABI), teve seu nome incluído nos volumes 5.000 Outstanding Musicians of The Twentieth Century e na enciclopédia britânica  Who is Who in Music, da Cambridge University, London.

Entre as honrarias e troféus recebidos, destacam-se:

- título de “Cidadão Honorário de Guabiruba” da Administração Municipal,
- troféu “Bruschi Saluta”, ofertado pelo Circolo  Italiano de Brusque,
- troféu 111 Anos de Emancipação Política de Nova  Trento (Gestão 2001-2004),
- Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de Florianópolis,
- Honra ao Mérito da Assembléia Legislativa do Estado de SC,
- Medalha Anita Garibaldi, Governo do Estado de SC.

Sua meta de vida e principal bandeira tem sido calcada no fomento ao aparecimento de novos talentos, na formação, proliferação e valorização de músicos de orquestra a nível local e estadual, no aparecimento de novos grupos orquestrais e, acima de tudo, na implantação definitiva da sinfônica catarinense, a qual tem se constituído no marco maior da expansão da cultura musical em Santa Catarina.