Beethoven 250 anos on-line


Os catarinenses já têm compromisso para o dia 11 de setembro, às 19h: acessar www.ossca.com.br para assistir ao espetáculo Beethoven 250, da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca). A transmissão será ao vivo, a partir do teatro do Centro Multiuso de São José, na Grande Florianópolis.


O concerto Beethoven 250 marca o retorno da Ossca aos palcos depois da pausa forçada pela pandemia. “Esse é um evento para comemorar com os catarinenses a chegada da primavera e de novos tempos de esperança com o progresso da vacinação”, pondera o maestro e diretor artístico da Ossca, José Nilo Valle. Serão 51 músicos no palco, reproduzindo as mais famosas peças de um dos principais nomes da música erudita mundial. O pianista Peter Dominguez é o convidado internacional da Ossca e vai atuar como solista. O concerto comemora os 250 anos de nascimento do Beethoven, que aconteceu em 2020 e ficou para esse ano por conta da pandemia.


O presidente da Ossca, André Almeida, lembra que ainda estão em andamento as negociações junto à Vigilância Sanitária estadual para a liberação de 260 lugares na plateia para receber público presencial. Caso o pedido seja aprovado, a distribuição de ingressos será gratuita, com prioridade para os cidadãos moradores do município de São José que estejam com o ciclo de imunização para a Covid-19 completo, ou seja, para aqueles que já tomaram duas doses ou vacina de dose única. "Estabelecemos uma parceria com a prefeitura de São José para uso do Centro Multiuso e uma das nossas contrapartidas é oferecer ingressos gratuitos aos moradores do município nas apresentações”, explica o presidente.


O concerto foi viabilizado via projeto de Lei Federal de Incentivo à Cultura aprovado em 2020. O evento é patrocinado pela Havan e tem apoio da prefeitura de São José e da Fundação Municipal de Cultura e Turismo.


Sobre a Ossca


Em 1992 o maestro José Nilo Valle aceitou o desafio do governo estadual de criar uma orquestra sinfônica com o nome de Santa Catarina. A estreia da Ossca aconteceu em 25 de novembro de 1993, em Florianópolis. Em 2009 a Orquestra foi considerada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e em 2013 foi reconhecida na Constituição estadual como organismo de interesse máximo da cultura musical.


Ao longo dos anos, a Ossca tem inspirado o aparecimento de diversos grupos de câmara, cameratas e orquestras. Ela foi pioneira na implantação da tradição regular de concertos sinfônicos na capital, na expansão da música pelas cidades do interior e em projetos para a formação de jovens talentos.





Serviço O que: Concerto Beethoven 250, da orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) Quando: dia 11 de setembro, às 19h Onde: no site da Ossca (www.ossca.com.br).


Gisele Dias (48) 99989-2992 Cristina Gallo (48) 99188-5427 Assessoria de imprensa


95 visualizações0 comentário