Orquestra Sinfônica de Santa Catarina realiza primeiro evento-teste do Centro Multiuso de São José




No dia 11 de setembro a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) faz evento-teste no município de São José, na Grande Florianópolis. O teatro Hermelinda Izabel Merize, do Centro Multiuso, será palco para o espetáculo Beethoven 250 anos, que marca o retorno da Ossca após a pausa forçada pela pandemia da Covid-19


A Ossca firmou acordo de cooperação técnica com a prefeitura de São José - por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo - para uso do Centro Multiuso. O contrato, válido até maio de 2022, com possibilidade de ampliação, permite à Orquestra usar o espaço em ensaios, apresentações e para alojar os instrumentos. Como contrapartida, a Ossca vai oferecer à população oficinas, ensaios abertos e apresentações. Nos casos em que forem cobrados ingressos, a Ossca vai destinar 20% de cortesia para a prefeitura.


André Almeida, presidente da Ossca, comemora a parceria como uma oportunidade de aproximar a Orquestra do público josefense e também usar a música erudita como elemento de inserção social para os moradores do município da Grande Florianópolis. “A intenção é usar outros espaços do Centro Multiuso, não só o teatro. Estudamos promover apresentações menores no hall de entrada, por exemplo, para brindar os transeuntes da avenida Beira-Mar com música de qualidade”, diz André.


As instalações do teatro também foram aprovadas pelo maestro José Nilo Valle. Ele entende que as dependências estão dentro dos padrões de acústica e conforto necessários para promoção de espetáculos de alta qualidade.


O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, ressalta a importância da parceria entre o município de São José e a Ossca. “É muito importante para o município que é quarta cidade do Estado ter uma participação desse tamanho na vida e na cultura das pessoas”, comemora Orvino.


Beethoven 250 anos


No dia 11 de setembro a Ossca vai reabrir as portas do teatro do Centro Multiuso de São José para comemorar os 250 anos do nascimento de Beethoven, um dos mais aclamados compositores eruditos de todos os tempos. Serão 51 músicos, entre eles Pedro Domingues, pianista do Uruguai, que vai atuar como solista no espetáculo.


O concerto foi viabilizado via projeto de Lei Federal de Incentivo à Cultura aprovado ainda em 2020. Estão sendo estudadas com a vigilância sanitária as condições de ocupação do teatro, mas caso haja público, mesmo que limitado, não haverá cobrança de ingressos. O espetáculo é patrocinado pela Havan e tem apoio da prefeitura de São José e da Fundação Municipal de Cultura e Turismo.


Sobre o Centro Multiuso


O Centro Multiuso de São José tem mais de 11 mil metros quadrados, que incluem teatro com capacidade para 780 pessoas e arena com arquibancadas para 3,1 mil pessoas, além de outras instalações como quiosques e camarins. Está localizado na Avenida Beira-Mar de São José, uma das vias mais usadas por moradores e visitantes, que aproveitam a extensão de 2,6 quilômetros para prática de atividades físicas e lazer.


Sobre a Ossca


Em 1992 o maestro José Nilo Valle aceitou o desafio do governo estadual de criar uma orquestra sinfônica com o nome de Santa Catarina. A estreia da Ossca aconteceu em 25 de novembro de 1993, em Florianópolis. Em 2009 a Orquestra foi considerada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e em 2013 foi reconhecida na Constituição estadual como organismo de interesse máximo da cultura musical.


Ao longo dos anos, a Ossca tem inspirado o aparecimento de diversos grupos de câmara, cameratas e orquestras. Ela foi pioneira na implantação da tradição regular de concertos sinfônicos na capital, na expansão da música pelas cidades do interior e em projetos para a formação de jovens talentos.


Gisele Dias (48) 99989-2992 Cristina Gallo (48) 99188-5427 Assessoria de imprensa



26 visualizações0 comentário