© 2015 Orquestra de Santa Catarina. Todos os direitos reservados​

  • Flickr - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) abre a temporada 2016 com a “Sinfonia Novo Mundo” que foi realizada em 12 de abril, terça-feira, às 21h, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Os espetáculos da orquestra são sempre beneficentes e desta vez o ingresso foi um item ou kit de higiene. Toda a arrecadação foi doada à Casa Bom Samaritano, um espaço de recuperação para dependentes químicos, e para o Complexo Penitenciário da Agronômica, que abriga mais de 1500 presos.

 

O programa teve como obra central a Sinfonia Novo Mundo, do compositor checo Antonín Dvořák. Composta em 1893 quando Dvořak estava nos Estados Unidos, a sinfonia mais conhecida do autor  teve sua estreia em 1893 no Carnegie Hall de Nova Iorque, em comemoração ao aniversário da conquista do novo mundo, fato que deu nome à obra.


O maestro e diretor artístico da Ossca, José Nilo Valle, explica que o concerto traz essa obra alusiva à América e outras universais de compositores europeus, propondo um diálogo entre os dois continentes que representam o velho e o novo. No programa estão compositores como Tchaikovsky, Wagner, Chabrier e Dvořák. “A Sinfonia Novo Mundo é uma obra de forte impacto com grandes melodias. Além disso, é muito romântica. O público vai apreciar do início ao fim”, afirma o regente. 

 

Nova Ossca

 

 

 

 

 

 

O segundo espetáculo da temporada já tem data marcada, acontece em 12 de maio, também no CIC. Diferente das apresentações da Ossca, esta será voltada para a música popular, com participação de Dudu Filet. “Não há diferenças entre linguagens musicais. Tudo é música. O importante é tocar no coração das pessoas para que tenham um momento de cultura e lazer através da música”, explica o maestro.

 

A orquestra também se prepara para a descoberta e formação de novos músicos. Em 16 de abril vai promover um encontro de audição, no Teatro de Ensaio, espaço cedido pela Faculdade Barddal, das 14h às 17h. O teatro está localizado na avenida Madre Benvenuta, 416, no bairro Trindade. O objetivo é reunir talentos com três ou quatro anos de formação musical para a renovação da orquestra e o preenchimento das lacunas dos naipes, especialmente do instrumento oboé. 

 

A orquestra sinfônica é um Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Santa Catarina desde 2009 e está na Constituição do Estado como uma das instituições culturais que devem receber recursos para sua manutenção.

Sinfonia Novo Mundo

Além de fazer alusão à principal obra, o nome do concerto está

relacionado também ao momento de novas perspectivas da Ossca. Nesta semana, a sinfônica de Santa Catarina apresentou sua nova logomarca ao público, como resultado desse momento de renovação. A identidade traz as cores do estado e as linhas do pentagrama. "A nova identidade representa o processo de renovação da orquestra e, ao mesmo tempo, de integração entre as artes e as atividades sociais que marcaram a história da Ossca, as quais retomamos nesta fase", explica o presidente da entidade, André Almeida.