
Nossa Sinfônica

Sobre a OSSCA
Em 1992 o maestro José Nilo Valle aceitou o desafio do governo estadual de criar uma orquestra sinfônica com o nome de Santa Catarina. A estreia da Ossca aconteceu em 25 de novembro de 1993, no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis.
A história musical do estado ganhou nova dimensão com a criação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. Nascida de um sonho artístico, alimentado durante a década de 1980 pelo músico catarinense José Nilo Valle, a Ossca foi considerada Patrimônio Histórico Artístico e Cultural em 2009.
Em 2013, a sinfônica catarinense foi reconhecida na Constituição estadual como organismo de interesse máximo da cultura musical, por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 001/2013. Com esse reconhecimento, o Estado admite a necessidade da destinação de recursos públicos para a manutenção da orquestra.
Ao longo dos anos, a Ossca tem inspirado o aparecimento de diversos grupos de câmara, cameratas e orquestras, que emergiram a partir do sonho de 1993. Ela foi pioneira na implantação da tradição regular de concertos sinfônicos na capital, na expansão da música pelas cidades do interior e em projetos para a formação de jovens talentos.
Direção Artística e Regência
Catarinense de Nova Trento, José Nilo Valle é o diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. O maestro é bacharel em Composição e Regência de Orquestra e Ópera pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Licenciatura Plena em Música e Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, da Universidade Federal do Paraná.
Premiado pela atual secretaria de estado de Educação de Santa Catarina e pela CAPES do Ministério da Educação, fez pós-graduação, mestrado (master of Music) e doutorado (doctor of Musical Arts) na Universidade de Washington, Estados Unidos. Frequentou festivais e realizou cursos específicos de regência e composição com grandes mestres da música mundial, participando como regente de dezenas de produções de ópera e balé no Brasil e no exterior.
De volta a Santa Catarina, em 1992, aceitou o desafio do governo estadual de criar uma orquestra sinfônica. Daí nasceu a Ossca, sediada inicialmente no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, onde a orquestra estreou em 25 de novembro de 1993.
Membro da Conductor's Guild International, o maestro Valle é também autor de grande número de obras musicais e ensaios técnicos e teóricos sobre música. A convite da American Biographical Institute (ABI), teve seu nome incluído nos volumes 5.000 Outstanding Musicians of The Twentieth Century e na enciclopédia britânica Who is Who in Music, da Cambridge University, London.
Entre as honrarias e troféus recebidos, destacam-se:
- título de “Cidadão Honorário de Guabiruba”, da Administração Municipal;
- troféu “Bruschi Saluta”, ofertado pelo Circolo Italiano di Brusque;
- troféu 111 Anos de Emancipação Política de Nova Trento (gestão 2001-2004);
- Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de Florianópolis;
- Honra ao Mérito da Assembléia Legislativa do Estado de SC;
- Medalha Anita Garibaldi, governo de Santa Catarina.
Ao longo de sua carreira, o maestro vem investindo na formação e valorização de talentos musicais. Graças a esse trabalho, o cenário de música erudita catarinense e brasileiro vem se enriquecendo, com a formação de novos grupos orquestrais.
Administração
A Ossca é mantida por uma organização sem fins lucrativos de natureza socioeducativa e cultural, através de colaboração técnica e financeira para o desenvolvimento de suas atividades.
Desde maio de 2015 a organização é administrada por um coletivo de artistas, entre eles, André Almeida (presidente), Osmar Policarpo (vice-presidente), Silvio César Nazário (tesoureiro) e Natascha Hak (conselho consultivo). Eles são responsáveis pela elaboração de projetos para captação de recursos que possibilitem a sustentabilidade financeira da instituição.
“Buscamos sustentabilidade para que a Ossca possa manter suas temporadas anuais e viabilizar projetos de formação de novos talentos”, diz o presidente André Almeida.
Nosso time
.jpeg)
Patrícia Sobierajski Barreto
Arquivo e Memória
Nossos Parceiros
Saiba como ser um parceiro e vincular sua marca à Ossca, a nossa Orquestra Sinfônica.
Junte-se a nós na missão de levar a música erudita para um público cada vez maior e consolide sua imagem no mercado como uma empresa que investe na cultura para um mundo melhor.
Sendo parceiro, a marca da sua empresa estará nos materiais promocionais da Ossca.
Aguardamos por você!


